domingo, 1 de abril de 2012

cubismo analítico e cubismo sintético

Universidade Aberta do Brasil – UAB/ UnB
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: História das Artes Visuais 2
Professora supervisora: Vera Marisa Pugliese de Castro
Tutora à distância: Marta Mencarini Guimarães
Tutora presencial: Tássia do Carmo França
Aluna: Nely Maria Pereira Andrade
Tarefa 2: Cubismo analítico e cubismo sintético

Descrição: Descrição: Descrição: http://www.auladearte.com.br/historia_da_arte/images/picasso043.jpgDescrição: Descrição: Descrição: http://files.starandart.webnode.com/200000361-6db2c6eacd/luana2.jpg                Cubismo analítico                                               Cubismo sintético








    Menina com bandolim de Pablo Picasso- 1910                  Três músicos de Pablo Picasso, 1921
    Óleo sobre tela,100,3X73,6                                                  639x600 ( Mesmo tamanho ), 166 KB

   Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Maria de Los Remédios Cipriano de La Santíssima Trinidad Ruiz Y Picasso, principal criador do cubismo,  nasceu em Málaga no dia 25 de outubro de 1881 e faleceu em 8 de abril de 1973. Transformou o mundo das artes e seu nome transformou-se em sinônimo da arte moderna.
  A razão da escolha das obras acima citadas deve-se ao fato de serem obras de um mesmo autor onde se pode perceber as semelhanças e diferenças do cubismo analítico e sintético.

                   Quadro comparativo do cubismo sintético e analítico        




Apresentação da obra
    Cubismo Sintético
         Três Músicos

  Pintura em colagem e óleo sobre tela onde vemos a imagem fragmentada  de Arlequim, Pierrô e um monge, pintados em cores vivas e fortes.
     Cubismo analítico
      Menina com bandolim

 Pintura em óleo sobre tela sugerindo a estrutura de um corpo de mulher em uma imagem fragmentada onde os objetos são representados em três dimensões em uma superfície plana.


Sistema linear

As linhas são retas e pintadas de preto que faz com que as cores fiquem mais vibrantes. O fundo, as sombras e a figuras se confundem entre si.

Não há um contorno bem definido. Percebe-se a figura através das sombras. As formas geométricas são destacadas tanto no fundo quanto na figura.

Sistema cromático-tonal

Presença de cores fortes e vibrantes. O fundo e as sombras são destacados pela cor marrom. O preto facilita a compreensão da imagem.

Uso limitado das cores ocre, esverdeado e cinza azulado tanto no fundo quanto na figura, dificultando a compreensão da imagem.

Fatores composicionais e relação figura-fundo.

Há um jogo de contiguidades e sobreposições convertidas em polígonos. Em alguns pontos a cor recupera a continuidade de um corpo para outro. Há uma alteração na figura em relação ao fundo.

 Tanto a figura quanto o fundo é totalmente convertido em polígonos que se apresentam em alto relevo com alguns achatamentos na figura como nos seios, ombros e braços da mulher. Há uma subordinação do fundo com a figura.



Técnica utilizada.



Óleo sobre tela



Óleo sobre em tela




















































Conclusão:
       O cubismo retrata a criatividade do artista quando através da fragmentação de partes, a figura se apresenta facetada obrigando o expectador a observar com atenção e assim analisar a intenção do artista. Quando observamos as imagens podemos constatar as tendências apresentadas no texto como a busca da reestruturação racional da linguagem visual, a ruptura com o espaço pictórico tradicional e o fazer artístico como consciência cognitiva. São artes que estão, sem dúvidas, à frente do seu tempo e que de certa forma, promoveu o progresso social, consideradas, portanto, um movimento artístico e político, fazendo parte das vanguardas históricas.








Referências Bibliográficas:
·         Apostila da semana 2 – Vanguardas históricas: Ênfase Cubismo – 19 a 25
·         www.artenarede.com.br
·         www.cimitan.blogspot.br
·         www.litinerance.com
·         www.oglobo.globo.com
·         www.wikipédia.com.br

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