domingo, 1 de abril de 2012

análise iconográfica e iconológica

UAB – UnB
Curso: Artes Visuais – Turma 2011
Disciplina: Teoria das Artes Visuais
Aluna: Nely Maria Pereira Andrade
Tutor à distância: Marx Lamare Félix
Descrição: http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/410295/gd/1265320288/Obras-artistas-brasileiros-A-PRIMEIRA-MISSA-NO-BRASIL-Victor-Meirelles.jpgTarefa final: Ensaio Monográfico


             


                             A primeira missa no Brasil   -   Victor Meirelles
Introdução:
 A Primeira Missa no Brasil trata-se de uma pintura a óleo, em tela. Obra de Arte de Victor Meirelles, artista brasileiro que será utilizada como objeto de estudo nesse ensaio monográfico. A mesma será analisada em três níveis: pré-iconográfico, iconográfico e iconológico.
Desenvolvimento:  
1.    Victor Meirelles, foi um pintor e professor brasileiro, nascido em Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis. Nasceu no ano de 1832 e morreu em 1903 deixando importantes obras de arte reconhecidas até os dias atuais, sendo a Primeira missa no Brasil uma das suas principais obras, que foi pintada na Europa enquanto Victor Meirelles fazia cursos de aperfeiçoamento. Foi um dos pintores preferidos de D. Pedro II. A Primeira missa no Brasil é uma obra religiosa que retrata a realização da primeira missa no Brasil pelo Frei Henrique de Coímbra, cujo objetivo era a conversão dos índios ao cristianismo. Possivelmente é uma das telas mais populares do Brasil, segundo o historiador Donato Mello Júnior. Ela representa um dos momentos históricos mais importantes do nosso país. Os principais personagens na interessante cena são os índios.

2.    Análise do objeto em três níveis de observação:

Pré-iconográfico: Iconografia, segundo pesquisas na Wikipédia, é o ramo da história da Arte que trata do tema em contraposição à sua forma. Analisando a obra, A primeira missa no Brasil, de Victor Meirelles, percebe-se o estilo barroco nos tons pasteis, na cena religiosa, o esplendor exuberante, a presença principal dos indígenas em meio aos religiosos portugueses e do Frei Henrique de Coímbra.

Análise iconográfica:  A intenção do autor foi de retratar a história da chegada dos portugueses ao Brasil, focando a catequização dos índios ao assistirem curiosamente a primeira missa realizada no Brasil. Percebe-se índios em cima das árvores, apontando com o dedo, demonstrando curiosidade naquilo que estavam assistindo.

Análise iconológica: Analisando mentalmente a obra, percebo que a catequização dos índios foi uma estratégia para que os índios fossem dominados facilitando assim a posse de suas terras e o proveito do seu trabalho escravo. A exposição da pintura apresentaria de forma visível a vitória dos portugueses sobre os primeiros habitantes do Brasil. Será que o interesse dos índios foi realmente da forma que foi retratado? ou será que não seria mais real uma cena onde eles estariam amarrados, forçados a assistir aquela missa? Ou será que eles assistiram realmente aquela missa?

Considerações finais:
   Independente da intenção do autor ou da leitura iconológica do espectador, A primeira missa no Brasil é uma obra de arte fantástica, merecedora da admiração e digna de ser escolhida como objeto de estudo em um ensaio monográfico.


Referências Bibliográficas:

·         Sugestão de modelo metodológico Da Profª Vera Pugliese
·         www.artcultura.inhis.ufu.br
·         www.infoamérica.org
·         www.wikipédia.org





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